sábado, 7 de julho de 2012

Apresentação - Lição 1

Apresentação do tema do trimestre





Se um é pouco, dois é bom, três é demais, então para que quatro evangelhos?

Quem é que nunca se perguntou, porque existem na Bíblia quatro evangelhos? Se todos eles tratam de um mesmo tema, registram um mesmo período da História, apresentam os mesmos ensinos e os mesmo milagres de CRISTO. Apesar de esses quatro livros terem muito em comum, eles também possuem muitas particularidades e quando passamos a observar suas diferenças entendemos o seu verdadeiro significado e propósito.

O evangelho de Matheus foi escrito para os judeus e isso explica porque o autor logo de início apresenta CRISTO como o Filho de Davi.

Em Marcos foi escrito aos cristãos de Roma afligidos pelas perseguições, por isso o autor apresenta CRISTO como sofredor, que padecendo as mesma tribulações permaneceu fiel até o fim. Como a comunidade cristã à qual está dirigindo seu evangelho é uma comunidade onde a sua maioria são pagãos convertidos, Marcos percebe a necessidade de explicar certos costumes e tradições do judaísmo. O evangelho de Lucas foi escrito para os gregos.

Na filosofia grega, uma das maiores heranças desse império para o mundo, buscava-se o homem perfeito, assim o evangelho de Lucas apresenta JESUS como esse homem perfeito. E, como homem perfeito, vemos JESUS constantemente em oração. João o último evangelista retrata Jesus como Filho de Deus.

O evangelho de João é ímpar entre os demais evangelhos, pois relata fatos do ministério de JESUS em Jerusalém e na Judéia que não são encontrados nos sinóticos. O autor procura ilustrar e demonstrar a divindade de JESUS. E aí o quarto evangelista deixa bem claro o objetivo e propósito que pretende alcançar com seu evangelho em Jo 20:31 “Estas coisas foram escritas para que creais que JESUS é o CRISTO, o Filho de DEUS, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”.Seja bem vindo a nossa escola, aproveite esta oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o evangelho de João, e conhecer como esse apóstolo retrata o ministério e a obra evangelizadora do Filho de DEUS. Bons estudos.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Lição 8 - Atividade de Fixação

Click aqui: LIÇÃO 8 - Crossword Labs

Instruções para resolver a Palavra Cruzada on-line

Mova o cursor para rolar a grade das palavras cruzadas e visualizá-la completamente.

◦ Clique numa célula na grelha de palavras cruzadas, ou clique em uma pista
◦ Clique duas vezes em uma célula para alternar entre vertical e na horizontal
◦ A célula ativa é destacada em azul
◦ Comece a digitar na palavra
◦ Aperte enter quando você terminar de digitar a palavra
◦ Você pode usar as teclas Tab e Shift-Tab para mover as palavras cruzadas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Lição 7 - Curiosidade

"Por isso, até o dia de hoje, os israelitas não comem o músculo ligado à articulação do quadril, porque nesse músculo Jacó foi ferido". Gn. 32:32

Em lembrança à luta entre Jacó e o anjo, na qual a coxa de Jacó foi deslocada, a Torá proíbe os judeus de comerem o tendão da veia da coxa.

Dois tecidos importantes são proibidos nos quartos traseiros do animal: o tendão interno - nervo ciático - que se ramifica desde a base da coluna e estende-se pelo lado interno da perna do animal, este é proibido pela lei da Torá. Os Rabinos proibiram também o tendão externo - o nervo peroneal comum - que se estende pela coxa no lado externo da perna. Qualquer traço destes nervos deve ser removido, e a gordura que recobre o nervo ciático também é retirada. Além disso, mais seis nervos que assemelham-se a cordas e veias específicas também são removidas.


Lição 7 - Atividade de Fixação